Buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CAVERNAS DE GELO

As Cavernas de gelo de Eisriesenwelt ficam na Áustria e são a maior formação de cavernas de gelo do mundo. As cavernas estão localizadas a 1000 metros de altitude, sendo o acesso feito através de um teleférico. A temperatura média no verão é de zero graus. Eisriesenwelt,é um labirinto de cavernas com uma extensão total de mais de 40 km. A parte coberta de gelo e aberta aos turistas é de apenas 1 quilômetro, mas é o suficiente para hipnotizar os visitantes com o trabalho da Mãe Natureza. Nesta parte inevitável o chão é liso as paredes são formadas por colunas, torres e cascatas de gelo de todas as formas, que se modificam febrilmente a cada ano, esculpidas pelo vento gelado que penetra por inúmeras aberturas.
Cavernas De Gelo Espetáculos

Nos dias de hoje, é muito comum você ouvir falar em antigas cavernas, mas a parte mais interessante dessa matéria, é que as cavernas  são feitas totalmente de gelo, e um cientista americano chamado Eric Guth, de 30 anos resolveu dar uma volta ao mundo e fotografar as melhores cavernas de gelo  para que o mundo pudesse ver esses espetáculos. O cientista ainda diz em entrevista que pretende acampar dentro de uma dessas cavernas que chega a -20°C. Confira abaixo imagens das cavernas de gelo.


Outra caverna de gelo


A neve se cristaliza, derrete e forma cavernas como essa, que em pouco tempo nao estao mais no mesmo lugar. Como ocorre com as dunas, as formacoes de rios, lagos e cavernas nas geleiras se modificam constantemente.


As cavernas de gelo são cavidades na rocha e como se localizam em regiões muito frias do globo, elas apresentam temperaturas abaixo de 0°C durante todo o ano em pelo menos uma parte de sua extensão. Isso provoca o congelamento da água infiltrada pelo solo ou da umidade atmosférica e forma em seu interior diversos tipos de precipitações de gelo. Já as cavernas glaciares não são formads na rocha, mas no gelo de glacial. A passagem da água da parte superior da geleira para o leito rochoso produz tubos que podem ter desenvolvimento horizontal ou vertical. Embora possam permanecer praticamente inalteradas por muitos anos, estas cavernas são instáveis e podem desaparecer completamente ou mudar de configuração ao longo do tempo.
A espeleologia, é uma ciência multidisciplinar que envolve diversos ramos do conhecimento, como a geologia, hidrologia, biologia, paleontologia e arqueologia. Além da importância científica, a exploração de cavernas representa um grande papel no turismo de aventura (ou ecoturismo), sendo uma parte importante da economia das regiões em que ocorrem.

A exploração das cavernas é feita actualmente com interesse científico ou turístico. O desenvolvimento de equipamentos e técnicas de escalada, mergulho e exploração tornaram esta actividade mais segura. Nunca na história da humanidade as cavernas foram tão conhecidas. Pela mesma razão elas nunca estiveram mais ameaçadas.
A ciência que se dedica a estudar a génese, a evolução, o meio físico e biológico do mundo subterrâneo, chama-se espeleologia. Este termo  deriva das raízes gregas spelaion (caverna) e logos (estudo). Criada na França no século XIX por Edouard Alfred Martel (1859 - 1938).